Ultimamente tem-se ouvido falar bastante do conceito de babymoon. No entanto, ainda são algumas as dúvidas que surgem em torno deste tópico e se realmente é ou não aconselhável (e prático) viajar durante a gravidez.
Babymoon, ou viagem pré-natal, é uma espécie de lua-de-mel e acaba por se estabelecer como um período em que o casal aproveita para passear, relaxar e descansar antes da chegada do primeiro filho.
Como tal, considerámos pertinente transmitir algumas questões que podem surgir, caso esteja a ponderar viajar durante o período de gestação.
Primeiramente, é importante mencionar que antes de pensar em realizar uma viagem, deve consultar sempre o seu médico, informando-o do destino e obviamente da duração das férias.
Convém também procurar saber quais as condições e requisitos da companhia aérea pela qual vai viajar(no caso de viagens de avião) pois algumas exigem documentação específica. Para entender melhor o assunto, recomendamos a leitura deste artigo da TAP.
Caso seja uma gravidez única e sem riscos, à partida, não haverá qualquer contra-indicação até às 28 semanas de gestação. A partir deste período de tempo, deve fazer-se acompanhar de uma declaração, assinada pelo seu médico, que comprove se encontra apta para viajar.
Vamos então passar aos conselhos que considerámos importantes transmitir.
VIAGENS DE CARRO
Se optar por uma viagem de carro e especialmente se esta for longa, beba muita água e realize várias pausas para esticar as pernas e caminhar. Além disto, contrariamente ao que se pode pensar, é importante colocar sempre o cinto de segurança abaixo da barriga e este não deve estar demasiado largo nem demasiado apertado.
Outra dica muito importante é usar roupa confortável e larga, para que se sinta mais à vontade durante o roteiro.
O uso de meias de compressão também pode ser outro conselho que a ajudará a sentir mais confortável, leve e evitam a retenção de líquidos, fator bastante frequente na gravidez.
VIAGENS DE AVIÃO
Os requisitos para viajar de avião acabam por variar consoante a companhia aérea, como já mencionámos acima.
No entanto, a maioria das companhias em Portugal, exige que a partir das 28 semanas seja apresentado um atestado, assinado pelo médico, em como a futura mamã pode voar sem quaisquer problemas. Recomendamos que consulte o site da TAP para mais informações relativamente a este tópico.
Além disto, cuidados básicos como beber muita água e escolher um lugar perto do corredor irão facilitar-lhe a vida em viagem.
Relativamente ao roteiro, deve optar por destinos mais calmos e relaxantes, pois avizinham-se meses mais “corridos” e com pouco tempo para descansar.
Não se esqueça que “gravidez não é doença” mas nem por isso deixa de ser uma fase especial que requer alguns cuidados.
Oiça o seu corpo e respeite o que este lhe pede e certamente tudo irá correr bem!
E por aí? Há alguma MaMã que tenha realizado uma babymoon ou que esteja a organizar uma?
Se sim, deixem-nos o vosso feedback, queremos saber onde foi e como correu!